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Orgãos Colegiados da Escola


EQUIPE PEDAGÓGICA

ANTONIO SINHURI
DAYANE ZANELLA
DWANE KARINY VIGO
GENECY ZANIN CAZELLA
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA
VERA LUCIA PIETROBON BALDO
VERA LUCIA DA SILVA KLUGE


PERFIL DA EQUIPE PEDAGÓGICA

A legislação em vigor no estado do Paraná para o exercício da função do Pedagogo nas escolas públicas está atrelada aos concursos públicos. A realidade vivenciada nas escolas paranaenses requer Pedagogos com formação integrada que contemple aspectos de orientação escolar, supervisão de ensino e administração escolar, isto para que haja uma superação da fragmentação histórica sofrida por esta profissão ao longo dos anos. Com esta reformulação, o profissional que se quer é o Pedagogo, educador com conhecimentos teóricos, técnicos e políticos, que possam atuar como responsáveis pelo planejamento, organização e articulação do trabalho pedagógico escolar, mediando a articulação entre os aspectos pedagógicos e os aspectos sociais mais amplos. Tal profissional deve conhecer os conceitos básicos das ciências humanas que irão subsidiar seu trabalho em busca de uma compreensão ampla do fenômeno educativo. A História, a Sociologia, a Psicologia, a Biologia e a Filosofia devem instrumentalizar o Pedagogo, tomando como referência à prática educativa que se encontra no âmbito das relações histórico-sociais.
A atuação do Pedagogo na escola pode ser entendida como a articulação entre o trabalho docente, também entendido como ensino; o processo de aprendizagem do educando; os processos de avaliação e sua relação com o ensino e a aprendizagem; os conteúdos curriculares e sua organização; a gestão da escola e a relação desta com a comunidade.
A equipe pedagógica é responsável pela coordenação, implantação e implementação, no estabelecimento de ensino, das diretrizes pedagógicas emanadas da SEED. Além desta característica o Pedagogo deve, na realização de seu trabalho, coordenar e orientar os profissionais da escola, no sentido de que os mesmos produzam os melhores resultados possíveis no atendimento às necessidades dos educandos e, conseqüentemente em seu desenvolvimento.
Considerando tais atribuições e percebendo a necessidade de efetivação de um projeto onde a questão da disciplina na escola seja um compromisso de todos os profissionais que nela atuam, e ainda, visando construir um projeto comum de escola e de sociedade onde se resgate o valor do bem comum, da verdade, da solidariedade, do compromisso, do trabalho como emancipador, visando uma nova ética social, faz-se necessário repensar e enfrentar os problemas disciplinares na escola coletivamente, buscando a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. 


OBJETIVOS DA EQUIPE PEDAGÓGICA

    A Equipe Pedagógica visa coordenar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto deve conhecer e refletir sobre o currículo, os planos de ação docente, os critérios e instrumentos de avaliação e de recuperação, pesquisar e propor métodos de ensino adequados à necessidade de cada classe. Dentro desta perspectiva de trabalho são necessários que se cumpram os seguintes pontos referentes à coordenação:
Educacional, a qual diz respeito a questões e serviços da educação, em nível macro.
• Escolar, a qual se refere ao funcionamento geral da escola.
• Pedagógica, na qual estão presentes questões sobre reflexão teórica e a prática pedagógica, além das trocas de experiências, observação e análise de problemas cotidianos da escola em busca de soluções comuns, acompanhamento, leitura e debates a respeito de estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica escolar englobando, portanto, não só as questões de caráter pedagógico mas também as de caráter administrativo.
Coordenar, neste sentido, é organizar, prever e prover momentos de integração dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos na escola. O que implica criar e estimular oportunidades de organização comum e de integração em todas as etapas do processo ensino e aprendizagem.
Em face de necessidade da ação da Equipe Pedagógica nas escolas; algumas funções competem ao Pedagogo:
- Elaborar com o corpo docente a Proposta Pedagógica Curricular do Estabelecimento, em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais;
- Assessorar e avaliar a implementação de projetos pedagógicos nas diferentes disciplinas;
- Acompanhar o processo de Ensino, atuando junto aos professores, no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria;
- Subsidiar o diretor com dados e informações relativas aos serviços de ensino prestados e ao rendimento do trabalho escolar;
- Organizar e realizar a cada bimestre o Conselho de Classe, analisando os resultados e planejando os procedimentos para obter resultados satisfatórios, quando necessário;
- Orientar os professores na elaboração do plano de ação docente, preenchimento de livros de chamada e outras solicitações;
- Orientar e acompanhar a elaboração dos planos de recuperação dos alunos que não obtiveram resultados satisfatórios;
- Acompanhar e ajudar na escolha dos livros didáticos adotados pelo estabelecimento;
- Coordenar e subsidiar a direção nas reuniões pedagógicas previstas em calendário ou quando se fizer necessário;
- Articular e promover atividades com objetivo de manter ou melhorar o bom relacionamento da comunidade escolar;
- Participar de cursos, seminários, grupos de estudo para aperfeiçoamento profissional;
- Auxiliar as famílias no acompanhamento dos alunos quanto à aprendizagem, procurando observar as suas características e experiências;
- Orientar o educando em seus estudos, a fim de que os mesmos sejam mais proveitosos;
- Ensinar a estudar evitando o desperdício de tempo e de esforço nas obrigações escolares, fortalecendo os hábitos de estudo;
- Incentivar práticas de higiene física e mental, procurando conscientizar o educando em relação à importância e ao valor da saúde;
- Trabalhar para uma adequada formação do educando proporcionando vivências que o sensibilize para os valores éticos necessários para uma vida digna, humana e coerente em que o respeito ao próximo devem ser motivo principal;
- Favorecer a educação social e cívica do educando sensibilizando-o para a cooperação;
- Possibilitar aos professores melhor conhecimento dos educandos, oferecendo maiores possibilidades de entrosamento positivo entre ambos, a fim de obter maior rendimento escolar.









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