Recursos da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Forum Notícias da Educação Notícias da Escola
Espaço do Professor
Consulta ao Boletin Escolar

Quantidade de Páginas visitadas


Orgãos Colegiados da Escola


CONSELHO DE CLASSE


     O conselho de classe é o órgão colegiado responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino e da aprendizagem. 


CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE CLASSE


• Espaços educativos dos professores na construção de uma proposta interdisciplinar;
• Espaços para aprofundar a análise epistemológica e didática do processo de aprendizagem dos alunos;
• Espaços para deliberar ações conjuntas que contribuam para o aprimoramento das ações futuras do corpo docente, dos alunos e de toda escola.


OBJETIVOS DO CONSELHO DE CLASSE


• Debater as questões referentes ao ensino e a aprendizagem do colégio;
• Possibilitar a inter relação entre profissionais e alunos, entre turnos e entre séries e turmas;
• Propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem;
• Favorece a integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série/classe;
• Orientar o processo de gestão do ensino.
     O Conselho de Classe constitui-se num momento privilegiado para uma reflexão coletiva sobre a prática escolar, proporcionando o fortalecimento do comprometimento com a mudança e com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Porém não é o único momento de reflexão, deve ser um processo o qual dar-se-á em várias etapas. Abaixo as etapas que o CEDAFFC utiliza para orientar o conselho de Classe:

1ª etapa: a primeira etapa do conselho de classe dar-se-á entre a equipe pedagógica e professores individualmente. Antes de terminar o bimestre, cada professor receberá uma “Ficha de acompanhamento de aprendizagem ou comportamento” para cada turma, nesta ficha fará uma relação dos alunos com dificuldades de aprendizagem e descreverá qual é a dificuldade destes alunos e quais as ações que desenvolveu para com esse aluno.
Participantes: Equipe Pedagógica e Professores.
Objetivos: Nesta etapa pretende-se:
 Diagnosticar os possíveis problemas de aprendizagem existentes e quais as ações que já foram desenvolvidas pelos professores para sanar tais dificuldades;
 Verificar se são contatadas as mesmas dificuldades em todas as disciplinas;
 Levar os professores a refletir sobre sua prática e suas ações cotidianas;

2ª etapa: Dar-se-á no final de bimestre, segundo cronograma organizado pela Equipe Pedagógica. Durante 45 minutos os professores da turma, a equipe pedagógica, direção e representantes de pais e alunos reunir-se-ão para discutir e avaliar os alunos.
Participantes: Todos os professores de uma turma, equipe técnico-pedagógica, Direção, três alunos representantes da turma e três pais representando os pais da turma.
Objetivos:
 Avaliar toda a prática pedagógica e em cada disciplina ou área de conteúdo;
 Definir critérios para a apreciação do desempenho dos alunos;
 Caracterizar a turma como um grupo sócio-cultural; 

3ª etapa
: este momento será com a turma, o professor responsável (regente) e um representante da equipe pedagógica, para discutir com todos os alunos sobre os apontamentos levantados no Conselho, estabelecendo “acordos pedagógicos”, comprometendo-se pra o próximo bimestre.
Participantes: o professor responsável (regente) ou representante da equipe e toda a turma.
Objetivos: esta etapa possui os seguintes objetivos:
 Caracterizar e problematizar necessidades específicas da relação pedagógica (quanto ao conteúdo da disciplina, às atividades de ensino, à relação com o professor e à avaliação da aprendizagem);
 Caracterizar e problematizar necessidades específicas da relação pedagógica (quanto ao conteúdo da disciplina, às atividades de ensino, à relação com o professor e à avaliação da aprendizagem);
 Discutir objetivos, critérios e formas de avaliação;
 Organizar projetos de ensino;
 Organizar trabalhos de monitoria.

4° etapa: esta será a última etapa.
Participantes: Todos os professores da escola, equipe pedagógica e direção.
Objetivos: os objetivos desta etapa são:
 Selecionar, problematizar e organizar necessidades de aprendizagem das turmas;
 Identificar alunos com dificuldades específicas de aprendizagem;
 Selecionar objetivos de ensino;
 Estruturar e avaliar projetos de trabalho.

     O Conselho de Classe, quando desenvolvido num processo contínuo e coletivo possui muitas vantagens, pois contribui para o favorecimento da integração entre os professores, possibilitando a análise do currículo e a discussão sobre a eficácia dos métodos utilizados. Também contribui para a compreensão das dificuldades de ensino-aprendizagem apontadas com a exposição de diversos pontos de vista e contempla as diferentes óticas dos diversos profissionais permitindo uma avaliação mais criteriosa, e, conseqüentemente um melhor atendimento pedagógico porque proporciona tomada de decisões mais acertadas.









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito