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Organização do Trabalho Pedagógico Escolar


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP


     O Projeto Político-Pedagógico do Colégio Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa expressa a identidade e os fundamentos éticos, políticos, epistemológicos e didáticos-pedagógicos que norteiam sua caminhada. O Projeto Político-Pedagógico como um todo deve ser compreendido numa perspectiva dinâmica, em constante reformulação. Esta constante reelaboração deve-se à necessidade de organizar e atualizar o conjunto de princípios orientadores que servem de base para a estruturação dos fundamentos que norteiam a ação pedagógica do colégio, isto por considerarmos que o mesmo, é a manifestação de sujeitos concretos que devem estar sintonizados com os avanços da ciência da educação.
     Ele é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. É o caminho mais acertado para reinventar a escola, ressignificando suas finalidades e objetivos.
     O Projeto Político-Pedagógico deve representar o compromisso de um grupo com uma determinada trajetória no cenário educacional. Há necessidade, porém, de clareza sobre a força e os limites deste projeto. A corporeidade do mesmo acontece na interação entre os sujeitos: professores, alunos, pais e funcionários que são as pessoas que dão vida à escola. Mais do que um documento transcrito em papel, o projeto compromete pessoas com uma idéia, com uma prática libertadora, transformadora. A forma de firmar este compromisso implica planejamento, o qual dá lugar e sentido as ações conduzidas pelas suas diretrizes.
     A função do Projeto é, portanto, delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o objetivo e o compromisso do grupo. Isto, porém, não é suficiente. As propostas curriculares de cada disciplina e/ou curso são fundamentais para garantir a qualidade pedagógica, é também nelas que são explicitadas as decisões sobre metodologia do ensino, conteúdos estruturantes, objetivos e avaliação.
     Um projeto político-pedagógico deve ultrapassar os limites de simples agrupamentos de planos de ensino e de informações técnicas sobre a instituição escolar.

“O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio – político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (...) Na dimensão pedagógica reside a possibilidade d efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de se definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intecionalidade”. (Veiga, 1995)

     O Projeto Político-Pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe pedagógica e demais profissionais que atuam na instituição de ensino, além de alunos, pais e a comunidade como um todo.
     O presente projeto está organizado em três volumes, sendo que no Volume I constam os marcos situacional, conceitual e operacional; o Volume II é destinado à organização das Propostas Pedagógicas Curriculares do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso de Formação de Docentes e, por fim o Volume III que apresenta os anexos escolares.









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